JKA - Karate kidys



Na JKA, temos milhares de crianças e jovens membros de escolas do ensino fundamental e médio aprendendo os valores do Karatê e sua aplicação na vida cotidiana.

Existem numerosos programas da JKA para crianças. No Japão, nós temos separado jovens (idade de 6 a 18) dos adultos em torneios desde 1983 (26th JKA All Japan Karate Championship), a criação de torneios anuais especiais para estudantes de escolas primárias e secundárias.
Nós também mantemos uma divisão por idade nos torneios da Shoto World Cup Karate. Mantemos também esta escala nacional nos grupos alojados para jovens em idade escolar na sede da JKA (Tóquio).

Karatê para as crianças não é apenas diversão, proporciona muitos benefícios importantes para os jovens. Alguns desses benefícios são referidos em japonês como chiiku (desenvolvimento mental), tokuiku (moral) e taiiku (desenvolvimento físico). Estas são as mesmas três classes de desenvolvimento pessoal encontradas em sistemas educativos tradicionais.

Em termos de chiiku (desenvolvimento mental), o Karatê ajuda a construir a concentração, o foco, a lucidez e a determinação.

Karate tem fortes benefícios internos também. Ele ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança, compreensão e mente aberta. Constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a calma, a cortesia e a paz – todos os quais irão auxilia-los a cada esforço

empreendido na vida. Estas correspondem a tokuiku (moral).

Evidentemente, karate é bom também para o corpo (taiiku). Fisicamente, é excelente para o coração, desenvolve ossos e músculos mais fortes, cria resistência, e torna o organismo menos sensível à doença e ferimentos.

Em todas estas formas, karate é profundamente útil aos jovens para lidar com os muitos desafios da sociedade atual. Ele traz equilíbrio e perspectiva muito requisitados nesta fase. Ele proporciona uma base forte para seu praticante.

NOTA: Outras organizações de karate muitas vezes permitem que as crianças com seis ou sete anos de idade iniciem o kumite (luta). Mas, na JKA, para evitar a possibilidade de ferimentos, a luta não é permitida até que a criança atinja dez anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário