O tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karatê no Japão, tendo sido uma das pessoas que convenceram o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.
Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karatê, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registrados. É na sequência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre (Toro > Tigre; No Maki > rolo ou enrolado), o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.
O Tigre Shotokan é um símbolo muito popular na arte das mãos vazias, representando a força, a velocidade e a virilidade do espirito do Karatê. Felinos são símbolos de exploração, majestade e nobreza, que se alinham aos princípios de honra japonesa.
Uma das lendas acerca da origem deste simbolo remonta o costume de Funakoshi andar sozinho entre os pinheiros que cercavam sua cidade (Shuri). Ele subia o monte Torao e meditava todo dia após um dia de treino pesado. O Monte Torao era muito fechado pelas árvores e quando visto à distância dava a impressão de ser o rabo de um tigre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário